Cooperação e Colaboração
Casa do Povo da Serra de Água
SOMOS
Disponibilização da carrinha para o transporte para atividades das associações da freguesia e comunidade escolar, tal como associações de fora do concelho.
- Junta de Freguesia da Serra de Água e ADBRAVA, apoio ao transporte de alimentos e medicação à população vulnerável (idosos, doentes crónicos e em isolamento/quarentena), durante o confinamento devido à pandemia Covid 19;
- APDM - Associação Portuguesa de Deficientes da Madeira (através da recolha de tampas de plástico);
- ACAPORAMA;
- ADRAMA;
- Divulgação de atividades ou projetos realizados ou implementados na RAM;
- Paróquia da Serra de Água;
- EB1/PE da Serra de Água;
- Associação Desportiva da Serra de Água;
- ADBRAVA (apoio logístico às atividades com crianças e idosos);
- Entidades públicas e privadas do concelho;
- AVESSO (apoio logístico no IX Festival da Avesso);
- Clínica Médica do Estreito (realização de análises e eletrocardiogramas na Sede da Casa do Povo).
Relacionados
A freguesia da Serra de Água foi criada a 28 de dezembro de 1676, pertenceu ao concelho da Ponta do Sol até o ano 1914, passando posteriormente a pertencer ao concelho da Ribeira Brava aquando da sua elevação a concelho, graças ao Visconde Herédia, ou o “Ribeira Brava”. No ano transato (2021), celebrou o seu 345º aniversário.
A Serra de Água encontra-se rodeada de um denso arvoredo e de altos montes, entre os quais ressaltam os picos da Cruz, do Cedro e o Pico Grande, num total de aproximadamente 19 picos. Sendo que um dos seus picos, nomeadamente o pico da Encumeada, (acima do Curral Jangão) possui uma pequena área que pertence à Laurissilva.
Como está no centro da ilha, a sua rocha serve de estudo geológico, possuindo dois geossítios, um na Fajã dos Vinháticos e outro no Lombo do Mouro. A freguesia é irrigada por ribeiros e ribeiras, que juntas formam a ribeira que desagua na Ribeira Brava.
SABER MAIS
Assembleia Geral
Efetivos:
Presidente: Benardina de Jesus Pestana
1º Secretário: Carlos Leonel Góis Gomes
2º Secretário: Cidália Maria Caires Pestana Silva
Suplentes:
1º Ana Paula Reis de Abreu
2º Matilde Rosa Gomes
3º Adriano Diniz Pestana
Direção
Efetivos:
Presidente: Orlanda de Jesus Silva
Tesoureiro: Albertina de Jesus Diniz Ferreira
Secretário: Suse Juliana da Côrte Fineza Gouveia
Suplentes:
1º Felisbela Luzia Abreu Henrique
2º Vanda da Graça Pestana Pita Conceição
3º Lígia Diniz Pestana
Conselho Fiscal
Efetivos:
Presidente: Jorge Manuel Faria dos Santos
1º Vogal: Florentina Jesus da Silva
2º Vogal: Maria Carmina dos Santos de Jesus
Suplentes:
1º Dina Marina Sousa Santos
2º José Damasceno Silva Câmara
3º Sérgio Miguel Pereira de Aguiar
Fotos da tomada de posse dos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2023: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2009043165940848&type=3
Presidentes da Direção de 1998/2021:
José Manuel Correia Gomes e Silva 1998-2000
Bernardina de Jesus Pestana 2000-2001
Maria Germana Abreu 2001-2003
Bernardina de Jesus Pestana 2003-2005
Rui Ramos Gouveia 2005-2013
Sérgio Miguel Pereira de Aguiar 2013-2021
Orlanda de Jesus Silva 2021-
Saber Mais
No ano de 1996, um grupo de residentes da freguesia da Serra de Água, pertencentes ao concelho da Ribeira Brava, apresentou à Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas, o requerimento para a criação de uma Casa do Povo na freguesia, com base no artigo 5º do Decreto Regulamentar Regional 20/82/M de 2 de agosto.
A 25 de julho de 1996, são aprovados os estatutos da Casa do Povo da Serra de Água, identificada como “Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, de base associativa, constituída por tempo indeterminado, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo da comunidade”, sendo publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira a 8 de agosto de 1996.
A 13 de setembro de 1996, a Casa do Povo da Serra de Água, abre portas à população da freguesia, estando situada na antiga escola da Eira da Moura.
No ano de 2003, fruto de um grande investimento do governo regional, é inaugurado a 25 de maio o Centro Cívico, que contemplava para além do centro de saúde, junta de freguesia, segurança social, um espaço destinado à casa do povo, dotando-a de excelentes condições, quer a nível de infraestruturas e de equipamentos, bem como a nível de acessos, uma vez que se encontra no centro da freguesia, junto aos vários serviços de apoio à população.